Diretor: Tim Burton

 
Vamos falar de Tim Burton, o diretor famoso por sua parceria com Johnny Depp e sempre fazer um personagem para sua esposa: Helena Bonham Carter. Ele também chama a atenção por grande parte de seus filmes terem um visual muito peculiar, em geral muito colorido e/ou muito mórbido.
Particularmente, o Tim não é dos meus diretores favoritos, não porque duvido de seu talento, mas porque não sou grande fã do Johnny Depp, presente em muitos dos seus filmes.

Lançou um livro com diversos de seus desenhos feitos em guardanapos que por sinal, é uma de suas manias, desenhar em qualquer lugar.

Um de seus primeiros trabalhos foi "As Grandes Aventuras de Pee-wee" (1985), mas foi em 1988 que lançou um dos seus primeiros sucessos: "Os fantasmas se divertem" ou "Beetlejuice", com o Michael Keaton, o futuro Batman, e Jeffrey Jones, conhecido como o diretor de "Curtindo a vida adoidado".

Tim Burton também dirigiu "Batman" (1989) e "Batman: o Retorno" (1992), alguns podem reclamar desses filmes hoje em dia, mas eu considero, pela época em que foram produzidos, dois filmes de boa qualidade. Uma das características que mais gosto foi a capacidade que ele teve de criar uma Gotham com um tom bem sombrio, diria que mais próxima dos quadrinhos. E também, não podemos nos esquecer do Jack Nicholson como Coringa e a inesquecível Michelle Pfeiffer como mulher gato.


Entre as sequências de Batman, ele dirigiu aquele que pode ser considerado o seu melhor filme: Edward mãos de tesoura! Acho que é um dos únicos filmes que gosto com o Depp como protagonista.
Outro grande filme que dirigiu foi "Peixe grande e suas histórias maravilhosas" (2003). O filme é bem bonito e fala de uma relação difícil entre pai (Ed) e seu filho (Will). O pai é muito querido por todo mundo pois sempre conta belas histórias em que mescla a realidade com fantasia, mas Will não gosta pois acha que o pai passou a vida inteira apenas contando mentiras. Durante o decorrer da história, percebemos que nem tudo é como Will pensa e que na verdade ele sempre enxergou o pai de uma maneira errada.
Há também alguns filmes que poderiam nem ter sido feitos, são os casos de alguns remakes como "O planeta dos Macacos" (2001) e "A fantástica fábrica de Chocolate" (2005), nada contra remake, mas nestes casos, os resultados não foram satisfatórios.

Por fim, dentre seus inúmeros trabalho de direção, destaco a animação "Noiva Cadáver" (2005), além de Edward e Big Fish, este é o filme que mais gosto de sua filmografia, ele divide a direção com o Mike Johnson, animador de stop motion, famoso por trabalhar também em "O estranho mundo de Jack".

Como recomendação, deixo três filmes para vocês conhecerem Tim Burton, são eles: "Edward mãos de Tesoura", "Peixe grande e suas histórias maravilhosas" e "Noiva Cadáver".




 ---
Para saber mais:
+ Biogafia e filmes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Burton
+ Curiosidades
http://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/17-curiosidades-sobre-tim-burton/

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.