Filmes Lado B

Por: Etore Modena
“Laranja Mecânica”, “Pulp Fiction”, “Oldboy”, “Quero ser John Malkovich” e “Flores Partidas”. O que eles têm em comum? Todos fazem parte do Lado B do cinema internacional. Mas afinal, o que é Lado B?
Historicamente, o Lado A e Lado B foram criados com o advento dos discos de Vinil. Imagine-se em uma época que você precisaria, após aproximadamente 8 músicas, andar até o som, levantar a agulha, mudar o lado do disco e então continuar a ouvir aquele álbum que tanto gostava?
Claro, vinil hoje é hobby de muitos, um hábito prazeroso de apreciadores, porém, depois que você se cansa, pode ir lá para o Spotify e ouvir uma playlist de 30 milhões de músicas (dados divulgados pela desenvolvedora do app), mas anos atrás isso não era uma opção, e mudar de lado também significava mudar o disco quando o Lado A não fosse tão bom assim. Desta forma, muito artistas utilizavam o Lado B para inclusão de músicas experimentais ou versões diferenciadas de seus sucessos. “How Soon Is Now?”, dos Smiths, é um exemplo de sucesso nos b-sides dos anos 80.
No cinema, Lado B é o termo adotado para obras de baixo orçamento, produzidas fora de grandes estúdios e com atores sem grande fama, mas não sem talento. Na época em que surgiu o tema, existiam sessões duplas em que a primeira sessão era uma grande produção (Lado A) e a segunda era um filme B.
Atualmente temos uma grande onda de sci-fi, uma vez que, com o avanço da tecnologia, os recursos de efeitos especiais foram barateados. Contudo, ao longo dos anos os filmes de drama sempre foram a maior parte do corpo desta categoria.
E o que eu ganho com um Lado B?
Ganha muito! A visão fora do âmbito comercial é praticamente ilimitada, do drama político mais delicado ao gore mais escatológico, você terá acesso a todos os tipos de roteiros, enredos e elencos. Poderá viver experiências que talvez nunca chegarão nas telonas do grande circuito e aumentar ainda mais seu leque cultural.
Nós, da Tropa, sempre postaremos algumas recomendações Lado B! Fiquem atentos em nossas postagens!
Observações
- Ouça a música do The Smiths citada no texto:

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.