Recomendação de 10 filmes sobre Guerra do Vietnã | Lista

A Guerra do Vietnã, assim como todas as outras, foi extremamente cruel e sangrenta, mas também marcada por um ponto muito importante, foi a primeira Guerra televisionada, influenciando muito seu destino final, incluindo a derrota dos EUA, pressionado por inúmeras baixas e pela opinião pública que não aprovava as ações.
Aproveitado então este tema e o fato de estarmos em agosto, o mês conhecido pelas bombas atômicas, montamos uma lista com filmes sobre Guerra do Vietnã para que vocês possam entender um pouco sobre como foi o conflito sob diferentes pontos de vista.

- Boinas Verdes – The Green Berets (1968)
De todos as indicações, este é o que eu menos gosto. O filme foi feito ainda durante o período de Guerra do Vietnã e mostra uma fantasiosa ideia dos EUA como salvadores do mundo, combatendo o terrível inimigo comunista. Não quero entrar no mérito da orientação política de cada um, mas, claramente os envolvidos no filme não imaginavam os rumos que a guerra tomaria. Eu diria que este filme tem mais valor histórico, para entender como pensava um dos nomes mais famosos de Hollywood e que atuou e dirigiu: John Wayne.

- O franco atirador – Deer Hunter (1978)
Este filme é muito bom, mas ao mesmo tempo cansativo demais, acredito que em razão do período em que foi feito. Há um clima lento na apresentação da história algo que hoje em dia não existiria.
Com um elenco estrelado por Robert De Niro, Meryl Streep, Christopher Walken e John Cazale, a história é focada em três personagens que trabalham em uma metalúrgica e que se alistaram para lutar no Vietnã. Assim como em outros filmes, há uma forte crítica a manipulação que era feita nas pessoas, de que lutar pelo país era uma glória e honra, além de mostrar as consequências pós-guerra em cada um dos protagonistas.

- Apocalipse Now (1979)
“I love the smell of napalm in the morning!”
Um dos filmes mais clássicos sobre o assunto, "Apocalypse Now" acompanha o Cap. Willard em sua missão de matar o Coronel Kurtz, que segundo seus superiores, ficou louco durante a Guerra. O filme mostra o clima, cada vez pior, enquanto Willard e sua homens rumam ao Camboja, para eliminar Kurtz.
O elenco é estrelado por Marlon Brando, Martin Sheen, Laurence Fishburne (quase um garoto!), Harrison Ford e Dennis Hopper.

- Platoon (1986)
Com uma história contendo forte crítica ao discurso militar estadunidense, que convencia muito jovens a se alistar nas forças armadas, dando a falsa ilusão de que se tornariam heróis e colheriam a glória com a vitória dos EUA. A trama foca bastante nos horrores das batalhas e como a vida no front pode trazer consequências mentais devastadoras nos militares.
Com direção de Oliver Stone e atuações de Charlie Sheen, Willem Dafoe e Forest Whitaker, este é um dos clássicos do cinema.
Curiosidade: Johnny Depp faz uma pequena participação no filme.

- Nascido para matar - Full Metal Jacket (1987)
Do talentoso diretor Stanley Kubrick. Podemos dividi-lo em duas partes: a primeira, retrata o treinamento dos soldados que lutaram no Vietnã. O treino tem a função de desumanizar os homens e é comandado pelo terrível Sargento Hartman, um verdadeiro estereótipo militar. Nesta primeira parte ainda contamos com o final trágico envolvendo um dos recrutas. A segunda parte do filme já ocorre no Vietnã e acompanhamos um soldado que trabalha para o jornal de exército e que, assim como na primeira parte, a história nos mostra como a guerra pode alterar, de uma maneira perigosa, a mente dos soldados.
- Ouça nosso podcast 40, sobre Full Metal Jacket! Clique aqui!

- Bom dia, Vietnã – Good Morning Vietnam (1987)
Um pouco diferente de todos os outros filmes, mas mantendo a temática pesada da guerra, a história tem um toque de comédia, tanto que o protagonista é Robin Williams no papel do locutor Adrian. A missão de Adrian não é lutar, mas trabalhar em uma rádio mantida pelos EUA e muito ouvida entre os soldados. Durante sua estadia no Vietnã, Adrian, com seu jeito irreverente, provoca superiores e acaba conhecendo uma jovem vietnamita, momento do filme que a comédia acaba e a parte mais dramática do filme acontece.

- Pecados de Guerra – Casualties of War (1989)
Não é apenas mais um história de batalhas e tiros, ele toca em um assunto bem espinhoso que é o estupro. Com Sean Penn no papel de Sgt. Tony e Michael J. Fox como Eriksson, acompanhamos o dilema moral de um soldado que deve decidir entre seguir seus valores morais e éticos ou ser desumanizado pela guerra e ficar do lado de quem o salvou em batalha.
Vale lembrar que o roteiro é baseado em uma história real.

- Nascido em 4 de Julho – Born on the Fourth of July (1989)
Assim como "Platoon", este filme também é dirigido por Oliver Stone. A crítica a Guerra continua presente, mostrando a ilusão que os jovens tinham ao se alista, que a guerra era “bonita” e que morrer pelo país era uma honra pois estariam combatendo os “comunistas”. Um ponto interessante é um discurso do Kennedy que foi colocado no filme: “Não pergunte o que o país pode fazer por vocês, mas o que vocês podem fazer pelo país”, frase que guiará Ron Kovic, personagem do Tom Cruise, em suas decisões.
Diferente de "Platoon", a crítica nesta história é mais voltada ao tratamento dado aos combatentes feridos e também a mudança na percepção de Kovic, tornando-se um ativista político em favor dos deficiente físicos e contra a guerra.
Curiosidades: 
- Oliver Stone faz uma ponta como repórter no início do filme.
- O livro “Johnny vai a Guerra” está presente no momento em que o personagem do Tom Cruise recebe a notícia sobre seu futuro. O livro conta a história de um soldado da primeira guerra que ficou gravemente ferido em batalha, para saber mais, leia aqui a resenha.
- Entre o céu e a Terra – Heaven & Earth (1993)
Este é o terceiro filme da “Trilogia Guerra do Vietnã” de Oliver Stone. Com uma história baseada nos livros de Le Ly Hayslip, a trama é centrada na personagem Le Ly, uma jovem que cresceu em um vilarejo do Vietnã e tem toda a sua vida alterada em razão da guerra.
Em "Platoon", nós vemos as consequências da guerra em soldados durante o combate. Já em "Nascido em 4 de Julho", temos um foco na vida dos veteranos da guerra já de volta aos EUAs. Agora em “Entre o céu e a Terra”, o foco é na mulher, como foi o sofrimento das mulheres vietnamitas durante a guerra, em especial a protagonista.

- Fomos heróis – We Were Soldiers (2002)
Último filme sobre o assunto e também o mais recente. "We were soldiers" é baseado no livro "We were soldiers once... and young", do militar Hal Moore e do repórter Joseph L. Galloway, ambos lutaram no Vietnã. O nome em português ficou um tanto presunçoso e a história é recheada de clichês. Diferente das demais indicações, "Fomos heróis" não apresenta, ao menos claramente, nenhuma crítica à guerra, trata-se de uma homenagem aos soldados que lutaram no Vietnã. Eu diria que eles conseguem representar com certo respeito até mesmo os vietnamitas. Para quem gosta de ação, este filme contém grandes cenas de batalhas, não há o que reclamar!


Esperamos que gostem e aguardem,  pois outras listas serão feitas com a temática de guerras! Nos sigam no Facebook, Instagram e Twitter!

Confira a lista no Filmow:
https://filmow.com/listas/filmes-sobre-guerra-do-vietna-l140492/

 
Boa sessão pipoca!

Nenhum comentário:

Comentários

Tecnologia do Blogger.